dca home

CA © 2019 - mapa do site
Departamento de Comunicação e Artes
Universidade da Beira Interior

O LabCom - Laboratório de Comunicação On-line é uma unidade de investigação em ciências da comunicação e teve início com a BOCC - Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, apoiada financeiramente pelo governo, em 2000.
Em pouco tempo, a BOCC tornou-se num site de referência para as Ciências da Comunicação, não só em Portugal, mas também no Brasil.
Um grande passo dado para o crescimento do LabCom foi a aprovação pela FCT, em 2000, do projecto Akademia - Tecnologias da Informação e Novas Formas de Jornalismo On-line. Alguns dos projectos e eventos foram suportados pelo Akademia.
O LabCom desenvolve as suas actividades tendo em conta três linhas de investigação:
-Novas Formas de Informação e Comunicação On-line;
-Identidade e Cidadania;
-Imagem e Comunicação;

A actividade do LabCom tem vindo a ser enriquecida com uma equipa de investigadores, e tem resultado em trabalhos académicos, tais com dissertações de mestrado e teses de doutoramento, artigos, participações em conferências e outros eventos. A colaboração com a comunidade científica internacional tem vindo a aumentar.
O site permite o acesso a todos os projectos que têm sido desenvolvidos no LabCom. A construção desta página web teve em conta a visibilidade de todos os projectos. Pretende-se mostrar o LabCom como um site dinâmico, que possui múltiplos projectos, tais como a BOCC, a BOAL (Biblioteca On-line Áudio de Literatura), AGORA::NET (Revista de Novos Media e Cidadania), AKADEMIA (Jornal On-line do Ensino Superior), RECENSIO (Revista de Recensões de Comunicação e Cultura), URBI @ ORBI (Jornal On-line da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto),
DOC ON- -LINE (Revista Digital de Cinema Documentário), CIN{UBI}TECA (Página da sala de cinema da UBI), TUBIWEB (Televisão Universitária da Beira Interior), RUBIWEB (Rádio Universitária da Beira Interior), JAC (Jornalismo Assistido por Computador), IMAGENSON-LINE (Página sobre imagens fixas e em movimento) e LIVROS LABCOM (Projecto editorial que disponibiliza em PDF todos os livros publicados pelo LabCom).

Ir para página